BANANICULTURA EM RORAIMA

Sustento das famílias no extremo
Norte da Amazônia

A bananicultura em Roraima é uma atividade extremamente importante para pequenos agricultores e essencialmente de caráter familiar. Até os anos 70, o cultivo da bananeira era praticamente restrito aos quintais e pomares domésticos existentes junto aos currais, mas se expandiu a partir dos anos 80 quando iniciaram as aberturas de novas áreas de colonização. Hoje, a banana é a frutífera de maior expressão econômica do Estado. Entretanto, na ausência de garantias de venda e operando com baixíssimo lucro, os produtores se veem inaptos a manter a atividade, o que têm levado ao êxodo das famílias ou à conversão das terras em pastagens.

plantação-de-bananas-na-guatemala.jpg
Ondinha da água

BIOECONOMIA CIRCULAR

A construção de uma Bioindústria inovadora permitirá a renovação desta cadeia produtiva, tornando-a mais justa, rentável e sustentável. Com a visão de promover uma Bioeconomia Circular, nossa startup atua para melhorar o desempenho econômico, social e ambiental dos bananicultores roraimenses. Nacionalmente, aproximadamente 40% da produção de banana é perdida todos os anos, o que pode ser ainda mais acentuado em regiões com desafios logísticos como a Amazônia. Um sistema produtivo circular implicará na eliminação do desperdício através do armazenamento e transporte adequados, no reaproveitando de subprodutos por meio da otimização do uso da matéria-prima, e na ciclagem de nutrientes visando evitar a geração de resíduos. Além dessas premissas, a bioindústria operará com uso de energia solar e de materiais renováveis, além do cuidado com o uso eficiente da água. Os impactos econômicos da redução das perdas de banana pode implicar em um aumento de milhões no valor da produção anual do Estado!

DJI_0460_edited.jpg

BANANA EM SISTEMAS AGROFLORESTAIS ORGÂNICOS

A Biobanana Circular é parceira da empresa Floresta S/A, cuja missão é expandir sistemas produtivos regenerativos para a produção de alimentos em equilíbrio com a floresta, gerando oportunidades rentáveis como alternativa ao desmatamento. Para que isso aconteça, propõe um Programa de Parceria com os bananicultores, promovendo melhorias nas técnicas de plantio e manejo, e uma transição para modelos agroflorestais. Através do trabalho em rede e cooperação, garantimos a procedência e a qualidade dos nossos produtos!